04/07/2016 às 20:29

Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo apresenta ações prioritárias para o setor



O objetivo da Câmara é trabalhar itens em quatro eixos estratégicos para o desenvolvimento do turismo: segurança, infraestrutura, planejamento e gestão e fomento.


Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES (CET-ES), reuniu na última quarta-feira (19), entidades empresariais do trade turístico capixaba, para apresentar as ações prioritárias a serem trabalhadas em 2016 em prol do desenvolvimento do turismo no Estado.

As ações listadas foram identificadas através de reuniões prévias do Conselho da CET-ES e através de pesquisas com os empresários do setor. Nesse diagnóstico vários gargalos foram apontados e a partir daí a coordenação da Câmara elegeu suas prioridades para iniciar o seu trabalho.

Para o presidente da Fecomércio-ES e presidente da CET, José Lino Sepulcri, com a definição das ações, o resultado será mais positivo. “Com a união das entidades, vamos buscar soluções mais efetivas em cima destas ações prioritárias”, destaca.

O Secretário Estadual de Turismo, José Sales Filho, destacou que as ações definidas pela CET-ES, irão dar maior engajamento ao setor em todo Estado. E pediu para pontuar na fiscalização da ampliação do aeroporto de Vitória, porta de entrada dos turistas ao Estado. Salles pediu a contribuição da Câmara e da Fecomércio-ES para colaborar com o governo na campanha AMORES.

O coordenador da Câmara, Gutman Uchôa de Mendonça, enfatizou as dificuldades dos licenciamentos dos empreendimentos turísticos e dos preços abusivos da hotelaria no Estado na alta temporada, o que estava afugentando os turistas a vir conhecer o Espírito Santo.

O objetivo da Câmara é trabalhar itens em quatro eixos estratégicos para o desenvolvimento do turismo: SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA, PLANEJAMENTO E GESTÃO E FOMENTO. Na ocasião os participantes relataram o cotidiano das entidades e deram contribuições relevantes para somar a esse reinicio de trabalho da CET-ES. Assim a Câmara vem cumprindo seu papel de fórum empresarial qualificado para a formulação e discussão de proposta para o desenvolvimento do turismo.

“A reunião foi bem sucedida, uma oportunidade para iniciarmos um trabalho amplo, em conjunto, privilegiando os diversos atores da cadeia produtiva do turismo e agregando as diversas demandas dos setores”, destacou a secretária da CET-ES, Tatiana Chafim.

As ações propostas não se esgotam ou se limitam nesta reunião, várias outras iniciativas poderão e deverão ser realizadas pela Câmara e muitas outras serão somadas as iniciativas e prioridades já identificadas e/ou em curso pelas entidades parceiras.

Participaram também da reunião o diretor Regional do Senac, Dionisio Corteletti; o secretário Municipal de Turismo Trabalho e Renda, Leonardo Krholing; o presidente do Sindiprom-ES e presidente do ES Convention, João Alfonso da Silva; o subsecretário de Turismo de Vitória, Felipe Ramaldes Correa; a gerente da Unidade Turismo, Cultura e Artesanato do Sebrae ES, Renata Vescovi; a superintendente do Sindbares, Andrea Milholo; o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata; a presidente da ABAV-ES, Teresina Stange; o gerente de Turismo e Eventos do Sesc-ES, Marcelo Bethônico; o presidente da Abeoc – ES, Cláudio Cardoso; a superintendente do Convention Bureau das Montanhas, Andréia Rosa; e o presidente da Agrotures Maurício Magnago.